sexta-feira, 24 de outubro de 2014
Inveja...
Ainda ontem , a propósito de mais uma situação de inveja relativamente à Mi - algo a que infelizmente me fui habituando - eu disse aos 3 que não tolero inveja e que não aceito que qualquer um me venha com invejas de colegas ou amigos. Têm de lutar para conseguir aquilo que querem mas nunca cobiçar ou invejar o que e dos outros. Há que ter a humildade de reconhecer os nossos limites e a coragem para os tentar superar mas nunca deitando outros abaixo pelo caminho. Não gosto mesmo de gente invejosa e tento que os 3 se afastem de pessoas assim, mas cada vez mais vejo que esse mal começa cedo....
Cá em casa inveja e ciúmes não são tolerados. Lutem pelos sonhos e objectivos pois só assim os alcançam!
Má educação
quinta-feira, 23 de outubro de 2014
Love Apple
terça-feira, 21 de outubro de 2014
Dormir na cama dos pais
Finalmente eu e o meu marudo estamos a recuperar a nossa cama. As MM. dormem na cama e quarto delas e so o F. é que ainda gosta de dormir connosco.
Quando a Mi nasceu eu fui muito radical: nada de vir para a cama dos pais, pouco colo para não se habituar mal... não lhe faltavam os mimos mas nada de cama dos pais ou muito colo. Cresceu feliz e amada.
Com a Mg comecei com o mesmo princípio mas aos dois meses teve a primeira crise de asma e com alguns mesinhos com receio que lhe faltasse o ar e eu não sentisse deitei-a na minha cama... Adorava dormir connosco e adorava colinho que eu evitava mas acabava por dar porque não a queria ver triste. ... Cresceu feliz e amada....
Com o F., 3. filho.... desde sempre dei muito colinho, vinha para a nossa cama quando queria e cresceu amado e feliz...
Não há regras para mim. Devemos fazer o que o nosso coração manda. Mimar muito os nossos filhotes e fazê - los ver que os amamos muito.
Hoje em dia ainda dpu colinho às MM. E ao F. quando precisam ou lhes apetece. Estou a recuperar espaço na minha cama mas vou sentir saudades dos meus pirralinhos aqui comigo....
Crescem tão rápido. ...
Pronúncia de inglês
O que eu me ri este final de tarde com a Mi e a sua melhor amiga a fazerem um trabalho para inglês. Andam no 6. ano e escolheram como tema a Irlanda.
Cheguei a casa do trabalho e a Mi perguntou-me se estava a ficar giro. Tinha as cores da bandeira da Irlanda no entanto estavam trocadas. Perguntei-lhe se o trabalho era sobre a Costa do Marfim? Não era...
Lá fomos a correr comprar novas cartolinas e as MM. recomeçaram o trabalho.
Ficou giro. Gostei.
Mas, resolveram ensaiar o que tinham de dizer em Inglês. .. bem... estas duas princesas que até são boas alunas a inglês estavam com uma pronúncia péssima. Corrigimos, eu e a mãe da amiguinha, mas às vezes não dava para controlar o riso....
Foi um fim de tarde bem divertido e a pronúncia ficou muito melhor. Mas questiono-me se na escola não treinam a pronúncia. ... deviam pois as princesas sabiam e percebiam o que tinham escrito em Inglês mas não o sabiam ler.
A pronúncia nas línguas estrangeiras devia ser treinada a incentivada.
segunda-feira, 20 de outubro de 2014
To-B-Teen
A marca é a To-B-Teen e está no início, mas as peças que já vi são lindas de morrer. Estou fã e sei que vocês também ficarão!!!!!
Deixo-vos aqui as escolhas das MM. e a minha....
A escolha da Mi:
A escolha da Mg.:
domingo, 19 de outubro de 2014
Ajudar os filhos a estudar, estudar com eles, por eles ou deixar a liberdade total?
No caso das MM. que andam na aeróbica de competição, têm agora a responsabilidade acrescida de não faltar os treinos, esforçarem-se e cumprirem os objectivos propostos pela treinadora.
Mas de facto sou exigente com as MM. (o F. ainda não anda escola) na escola.
A Mi é uma aluna brilhante, mas mesmo assim eu continuo a exigir muito dela e estudo com ela, ajudando-a. Por norma ela estuda e eu coloco as questões no fim para a apoiar e reforçar o estudo. Tenho vindo a libertá-la e cada vez mais a deixá-la a estudar sozinha e a questionar-se sozinha. Mas não consigo libertá-la na íntegra. Ela tem 10 anos apenas, as matérias são super extensas e acho que ainda é nova para saber distinguir o trio do joio. Por norma a Mi tenta saber todas as matérias da disciplina, porque ainda não sabe nem compreende o que pode sair. É isso que agora tento trabalhar com ela, a perceber o que é relevante e separá-lo do instrumental. Mas acho que o apoio dos pais é fundamental.
A Mg é uma boa aluna, ainda não brilhante por falta de auto-estima e insegurança, mas que actualmente está muito melhor depois de trabalhada este verão. Foi a minha missão de férias de Verão e acho que foi bem sucedida. A Mg reforçou a auto-estima, acredita mais em si e percebeu que consegue chegar longe. Isto foi fundamental para a escola. Tenho-a a companhado mais no estudo - pois já não está no ATL onde tinha um excelente acompanhamento - e vejo que progride a cada dia, tem vontade de aprender e de fazer as coisas bem. Mas não a liberto e talvez tenha de a libertar mais tarde pois precisa do meu apoio, precisa do meu reforço de credibilidade. Mas sem dúvida que precisa do meu apoio.
Há quem defenda que as crianças devem estudar sozinhas. Sim, até certo ponto.
Vejamos:
Quando os nossos filhos começaram a andar, deixámo-los sozinhos? Não me parece: apoiamos, estamos atentos a quedas para os segurar, e indicamos-lhes o caminho.
Quando os nossos filhos começam a comer, deixamo-los sozinhos? Não, ensinamos a comer, o que comer, como comer e quando comer.
Quando os nossos filhos começam a falar, deixamo-los sozinhos? Não, ensinamos as palavras, corrigimos, perguntamos, parabenizamos quando acertam e corrigimos quando falham.
Porquê então não os apoiar quando estudam? Não é uma aprendizagem como todas até aqui?
Entendo que si. Não devemos estudar pelos nossos filhos, mas devemos apoiar, perguntar, corrigir, completar e acima de tudo fazê-los sentir que nesta caminhada, como em todas as outras não estão sozinhos. Estamos com eles, atentos e dispostos a apoiar.
Como em tudo, acho que este é o meu papel de mãe e não não actuo de forma diferente nos estudos. Estou ao lado deles em tudo.
MAS, não castigo se uma nota vem pior, desde que se tenham esforçado. Já lhes disse que desde que estudem e se esforcem eu estou com elas, mesmo que tenham um azar nos testes. Agora a falta de estudo ou de esforço não perdoo. Aí podem ser castigadas - em regra ficando sem jogar computador.
Estas regras estão sabidas cá em casa e asseguro que as MM. se esforçam e estudam. Azares podem ter como todos, mas fazem o que devem. Assumem a responsabilidade da escola e a partir daí estou satisfeita!
sexta-feira, 17 de outubro de 2014
Será a falta de sorte genética?
Sou conhecida por ser bem disposta e estar sempre feliz e a sorrir (por fora)...
O rapaz, espantado, começou a estudar as linhas da minha mão e de repente diz-me: que estranho, olhando para ti ninguém diria... O quê? Perguntei...
Respondeu-me: que não tens sorte. Nada na vida te cai do céu. Consegues e vais conseguir sempre atingir os teus objectivos mas para isso terás sempre de lutar muito, mais que os outros, para o conseguires. Como consegues estar sempre a sorrir se não tens sorte?
Na altura fiz uma breve retrospectiva da minha vida e constatei que sempre que precisava de sorte para que algo me corresse bem, ela não estava lá. Tinha alcançado muito, mais que a maioria, mas tudo me saiu do meu trabalho, da minha luta. Tudo...
Por exemplo: Lembro-me de uma oral na faculdade em que o professor estava a passar todos os alunos sem esforço. Antes de mim, fez uma pausa nas orais e quando regressou eu e a colega seguinte, únicas que faltavam chumbámos. Acabei por fazer a cadeira com boa nota, mas tive de penar. Para acabar o curso, na última cadeira, o professor decidiu que estava com fama de bonzinho e chumbou-me a mim e à colega seguinte, apenas, para mostrar que sabia ser mau. Quando o confrontei disse que não sabia que era a última cadeira mas que já estava. Na época seguinte fiz a cadeira com boa nota, e sem custo, mas tive de penar....
Perdi o primeiro bebé... Os 3 nasceram depois bem, mas tive de penar em cada uma das gravidezes e parto...
E poderia estar aqui a noite toda a dar exemplos, mas não o vou fazer para não maçar...
Olhando agora para trás confirmo que a falta de sorte continua. Tenho conseguido muito mas sempre à custa de muito trablho pois nada me cai do céu... Já me habituei.
Já não ligo, já não fico triste com a minha falta de sorte - leia-se que não tenho azar, apenas não tenho sorte...
Mas fico triste quando vejo que as minhas filhas, as MM. vão pelo mesmo caminho.... Têm conseguido muito, mas porque lutam e se esforçam, porque sorte também não abunda. Aquilo que para os outros cai do céu a elas vem por custo...
Quando é para saberem algo que anseiam - como hoje - todos sabem à sua volta e elas ficam para último. Só espero que vençam tanto como eu... Mas adorava que a falta de sorte não fosse genética... mas parece que é....
Sofrer em excesso pelos filhos...
Hoje senti a desilusão da Mg quando esperava por algo que não aconteceu. Em cada esquina ela procurava ansiosa encontrar o que não encontrou e foi ficando triste. Custa tanto não poder fazer nada, não poder alterar o estado de coisas... Custa tanto não poder sofrer eu por ela. Estas desilusões fazem parte do crescimento, mas apertam-me o coração.
Ao fim do dia, a desilusão das MM. por terem estado muito tempo à espera de um resultado que não aconteceu, de uma decisão que as afectava que não foi tomada... Gostava de poder mudar o estado de coisas, de poder alterar estas situações, de tomar uma decisão por quem não a tomou mas não posso, não são estas as regras do jogo...
Gostava de não ter de ouvir da boca da Mi: "Não é justo"... Pois não, não é justo: a vida não é justa, as pessoas não são justas, as situações não são justas e como explicar isto a uma criança, ainda que tenha quase 11 anos? Detesto responder o que respondi mas não sei que mais dizer: Justo ou injusto, tens de aceitar a decisão de quem decide....
São estas as regras do jogo, na escola, nas actividades extra, em casa, na vida. Nem tudo é justo mas temos de aceitar de cabeça erguida e seguir em frente. Eu sei isto, mas não gosto de ter de o explicar aos meus filhos...Não é justo dizer a uma criança que tem de se conformar com certas injustiças porque são essas as regras.... Mas disse-o e direi as vezes necessárias se isso servir para atenuar a desilusão dos meus filhos...
Ando tão ansiosa.... não pelos meus problemas, que são muitos como de todos os adultos, mas pelas pequenas desilusões, lutas, confrontos, dilemas e angústias dos meus filhotes...
Bolas, porque raio sou eu assim... Eles estão a crescer, daqui a pouco já esqueceram e eu continuo a matutar nas situações com um aperto no coração e uma sensação de desonforto no estômago.... Raios....
domingo, 12 de outubro de 2014
Estarei errada?
sábado, 11 de outubro de 2014
Carneiras
Os vossos filhotes gostam e não reclamam?
Namorada vs dinossauro
Sei que ele adora a B. que é a sua namoradinha desde bebé, mas desta vez o dinossauro foi mais importante!!!!
Love apple
sexta-feira, 10 de outubro de 2014
Kids Time
A localização é soberba pois o local é lindíssimo e a verdade é que comportou uma quantidade imensa de marcas de roupa e acessórios infantis (e também para as mamãs)!
O tempo ajudou imenso pois estava fantástico, sem demasiado calor ou frio e sem chuva.
Gostei muito da organização do evento. Estive presente no sábado e no domingo pois os 3 desfilaram em ambos os dias e gostei muito da forma como o espaço estava dividido, da localização do local do desfile com tenda na retaguarda para que todos se pudessem vestir e organizar antes de entrar no desfile.
Os desfiles foram maravilhosos. Por questões óbvias (os 3 desfilaram por estas marcas...) os desfiles que mais gostei foram os da MIM-Castil e Verde Menta no sábado, e os da Xsxl Kids e O Patinho Feio no domingo, mas adorei todos sem excepção. A organização dos desfiles estava bem feita, não houve atrasos, e correram com serenidade. A única coisa que faltou foi anunciarem o nome da marca n início do desfile de cada marca.
A parte de aminação estava bem dividida, tinha muita oferta de divertimento e as crianças adoraram!
Ah, e a Kiddy Kiddy fez sucesso entre a criançada, bem como o Avô Cantigas.
Ainda em termos de organização, não tive qualquer dificuldade em encontrar sempre um responsável da organização quando tive dúvidas ou precisei de esclarecimentos.
Em suma, o evento, para mim, enquanto cliente e interessada, decorreu com muita serenidade, animação e organização.
Amanhã conto-vos como foram os desfiles e do que mais gostei do que vi....
sexta-feira, 3 de outubro de 2014
Felicidade atrai felicidade
Tive uns tempos -mais de ano e meio - que não desejo a ninguém (doença e morte do meu pai, parti o braço, mãe com cancro e agora mãe com a bacia partida). Vi a minha vida a andar para trás. .. perdi a alegria, a motivação, engordei desalmadamente e não fui a pessoa de sempre.... Mas, como em tudo na vida há um ponto de retorno, o fim da linha em que dali para a frente só vai piorar. Senti que estava aí. Foi então que tomei a decisão certa ao olhar para o abismo (não, não dei um passo em frente. ... eheh). Virei costas e decidi ser feliz. A vida é tramada? Sim. .. A vida foi-me madrasta? Sim. Foram muitas tristezas e dores seguidas? Sim. Mas estou farta. Quero e vou ser feliz! E desde o dia que tomei essa decisão de adormecer e acordar feliz sinto-me melhor. Nada mudou de um dia para o outro na minha vida. Só eu mudei... e sabem que desde que decidi ser feliz a vida corre melhor, as surpresas boas acontecem e tudo parece melhor e com mais esperança. Realmente a felicidade atrai felicidade e cabe a cada um de nós exercitar a capacidade de ser feliz. Boa noite e sejam felizes!
Fim de semana atribulado. ...
Independentemente das polémicas que rodeiam o evento Kids Time - cujos contornos desconheço - acho que vai ser um evento a não perder. Eu vou nos dois dias pois os 3 desfilam no sábado e o F. desfila ainda no domingo... vai ser um fim de semana atribulado com correrias à mistura e muita ansiedade para ver os meus 3 amores pequenos desfilar rpupas que serão lindas de certeza. Mas estou até preocupada com a minha carteira pois já vi peças tão lindas de marcas que adoro que vai ser difícil resistir. Já tenho algumas debaixo de olho e outras quero ver ao vivo mas não sei como me vou conter..... Depois de ver ao vivo conto quais as minhas escolhas e preferências e combinações possíveis. ... estou em pulgas.... Divirtam-se que eu vou fazer o mesmo 😉
quarta-feira, 1 de outubro de 2014
Primeira paixão das MM. da colecção Outono/Inverno 2014/2015
As escolhas das MM.
ADORO!
Surpresas
Despedimento
- Estou farto do meu emprego...
Perguntei-lhe:
- Qual emprego?
F. - O meu emprego, a escola....
Eu - também nós filho...
F. Então despeçam-se que é o que eu vou fazer.... vou despedir-me!!!!!!
Ahahahahahah. Um tolo o meu filhote de 5 anos.....