sábado, 2 de agosto de 2014

Estudar em férias?

Sei que é um assunto que não é pacífico e não quero impor a minha vontade a ninguém, mas as férias são, ou deviam ser para descansar, certo? As MM. não estudam nas férias.... Todos os anos, em Junho compro-lhes uns livrinhos de revisão nas férias, a que elas apenas ligam nesse dia ou no máximo no seguinte.... depois nem elas nem eu me lembramos disso... Deixo-as brincar, deixo-as ver televisão, deixo-as dormir até tarde, deixo-as simplesmente não fazer nada se é isso que lhes apetece... São boas alunas as duas, durante o tempo de aulas sabem que têm de estudar, mas nas férias? Não, as férias das MM. são para recuperar o sono, a brincadeira, e até o tédio... porque não?
Só há uma coisa que faço questão que façam nas férias.... Ler... isso é fundamental para elas, e mantém-lhes o cérebro suficientemente alerta, mas tirando isso discordo profundamente de fazer com que as crianças estudem em férias, seja a rever o que aprenderam seja a preparar o novo ano... (Claro que as excepções existem para crianças com dificuldades de aprendizagem que não devam parar... mas não sou perita, felizmente, nessa situação, e aí são os técnicos que ditam as regras).
Custa-me imenso ver uma criança boa aluna a estudar nas férias... quando brinca? quando descansa? quando é criança?
Este é o meu ponto de vista e cá em casa aplico-o sempre, o tempo de aulas é para estudar e as férias para descansar e sei que as MM. agradecem ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário