sábado, 21 de março de 2015

Filhos com ideais e sonhos

Hoje, em conversa com uma mãe de 2 filhotes ainda pequenos, falávamos de crescimento, do filhos, de ambições e chegámos à conclusão que falta muito aos jovens de hoje ambição, sonhos, planos de futuro... Faz-me alguma impressão ver jovens com potencial terem como ideal de vida ser caixa num supermercado porque o ordenado lhes chega para fazer unhas de gel e ir à discoteca da vila no fim de semana.
Não porque eu tenha alguma coisa contra as caixas de supermercado. Não tenho mesmo, respeito-as e admiro-as como trabalhadoras como qualquer outra profissão, mas tenho contra a falta de ambição.
No tempo dos meus pais, houve um êxodo imenso para as cidades e para o estrangeiro à procura de uma vida melhor. Trabalharam imenso e o maior orgulho dos meus pais (e dos meus sogros também) era poderem dizer que "deram" um curso aos filhos. Queriam que tivéssemos estudos, planos de vida e quiséssemos ser "alguém". Conseguiram ambos.
Mas hoje em dia os jovens não têm planos de futuro, não têm sonhos de longo prazo. A pergunta sacramental quando eu era mais nova: o que queres ser quando fores grande? tem hoje respostas desapontantes... antes a resposta ia de médico a bombeiro, de professor a advogado, de polícia a engenheiro... Nem todos seriam um dia o que idealizaram mas lutavam por isso...
Hoje a resposta é: ainda não pensei nisso, tenho tempo para pensar; não sei o que quero; ou, pior... nada, quero viver do rsi...
Fico triste de ver que os jovens não têm planos de futuro. Não idealizam uma profissão. Não sentem necessidade de acautelar o futuro. Sim, porque o futuro para eles vai ser tão incerto. Só os melhores terão emprego garantido. E os jovens sem planos A, nem B nem outros...
A Mi tem planos de futuro. Diz que quer ser pediatra, ter 4 filhos, uma casa e dois carros. Serão planos ambiciosos? Não sei, desde que lute por eles tudo será bom.
A Mg quer ser chefe de cozinha, casar com o seu namorado de sempre e ter dois filhos. Planos interessantes também.
O F quer ser presidente da República... E porque não?
Pergunto-lhes de vez em quando o que querem ser, e fazemos juntos um exercício de imaginar o futuro. Porquê? Para que o futuro lhes pareça algo real... Para quê? Para que tenham objectivos pelos quais lutar...
Não sei, nem faço ideia se irão ser o que hoje imaginam (o F então .... eheheh) mas gosto de pensar que querem algo. Querem ser alguém. Têm planos de futuro e isso dá-lhes algo pelo qual lutar.
Uma pergunta tão simples: o que queres ser quando cresceres? engloba tantos projectos e sonhos... não é inócua, tem um propósito....
Custa-me imenso ver uma geração sem objectivos, mas da minha parte, do que eu puder mudar irei tentar mudar e tentar dar-lhes algo porque valha a pena lutar. É essa a minha missão de mãe. É esse o meu propósito... Fazer dos meus filhos adultos lutadores e válidos e só assim saberei que fiz bem o meu papel!

1 comentário:

  1. Quando não existe sonhos ,ambição e objetivos a pessoa não tem lá muito de interessante, posso exagerar mas é o que eu acho...

    ResponderEliminar