domingo, 20 de abril de 2014

Incentivar a amizade entre irmãos...

As MM. são muito unidas, sempre foram, mas com o F. nem sempre é fácil, porque é rapaz, porque é o mais novo, porque são 3...
As MM. foram de férias com o ATL a semana passada para a Serra da Estrela, e no final, tiraram a foto de grupo e lá estavam as duas perto uma da outra e de mão dada. Achei uma ternura e vi que o que eu mais queria tinha conseguido: para além de irmãs as minhas filhas são amigas!
Mas a verdade é que desde que elas são pequenas que eu tenho usado de pequenas estratégias para reforçar esta amizade:
Quando estava grávida da Mg pedia à Mi para me ajudar a tratar das coisas da mana, pedia-lhe opinião nas escolhas...
Quando a Mg nasceu, a Mi foi visitá-la ao Hospital e levou-lhe uma prenda que ambas tínhamos comprado para a Mg durante a gravidez e a verdade é que tinha uma prenda da recém-nascida Mg para dar à Mi, que ela adorou!
Cheguei a dar de mamar à Mg muitas vezes com a Mi também no meu colo...
Assim que a Mg passou do bercinho para a cama de grades coloquei-a no quarto da irmã e pedia à Mi para olhar pela mana... Criou-se logo um sentimento de protecção e de confiança muito grande entre elas...
Desde então as MM. dormem no mesmo quarto e embora tivessem sempre duas camas (só agora é que têm beliche) durante o Inverno juntavam as camas para dormirem juntas...
Vesti as MM. muitas vezes de igual e também o F. a combinar como modo para que elas se sentissem ainda mais próximas uma vez que são completamente diferentes uma da outra.
Nunca as deixei ficar chateadas uma com a outra. Quando por algum motivo brigavam, como quaisquer irmãos obrigo-as/os a pedir desculpas e a dar um abracinho e um beijinho. Não podem nunca sair de casa zangadas ou adormecer zangadas.
A Mg sempre foi muito fotogénica e por isso desde cedo ensinei a Mi a vibrar com os trabalhos da irmã. Quase sempre foi assistir às sessões fotográficas da irmã e até filmagens, pois a Mi é a principal fã da irmã e apoia-a nos seus sucessos.
Aliás, acho fundamental ensinar os irmãos a vibrar com os sucessos dos irmãos e a apoiar nos fracassos. As MM. e o F. estão proibidos de se rirem dos azares ou fracassos dos irmãos e sabem que se estiver alguém de fora da "irmandade" devem sempre ficar do lado dos irmãos, mesmo que em casa possam contrariar e argumentar que não estavam certos, mas acima de tudo, os irmãos estão em primeiro lugar e prevalecem em relação aos amigos.
Não repito prendas, pois se vivem na mesma casa e até dormem no mesmo quarto brincam com os brinquedos que são de todos ainda que um os tenha recebido. Por isso já sabem que não podem estragar os brinquedos porque são dos manos, pois são de todos.
Nas festividades, as MM. fazem prendinhas para a família e ajudam o F. a fazer as dele, ensinam com carinho e ajudam!
Muitas vezes peço às MM. para irem buscar o F. ao infantário enquanto eu espero no carro para que se responsabilizem por ele. O F. é o maior fã das MM., nunca perde um espectáculo delas e vai sempre feliz, pois faz parte das actividades em família.
Não faço o dia do filho único pois nenhum dos meus filhos é filho único. Têm irmãos e salvo raras excepções em que levo apenas um porque calhou estar em casa e os outros não tento levar sempre os 3 a todo o lado. O esforço para mim é maior, mas compensa, afinal somos uma família com 3 filhos que são irmãos e não tenho 3 filhos únicos, nem queria.
Todos os dias, todas as decisões que tomo visam incentivar a amizade entre as MM. e o F. e acho que tenho conseguido pois sei que se amam muito!!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário