quinta-feira, 8 de maio de 2014

A simpatia não paga impostos (ainda)... mas às vezes parece

Não gosto de pessoas antipáticas! Eu sou simpática com toda a gente, e segundo a minha mãe até demais, mas não custa nada dar um sorriso, dizer uma palavra, fazer um gesto de compreensão... Fico mesmo incomodada com gente antipática, com pessoas que parece que nos fazem um favor em falar connosco ou sorrir... Mas ainda fico mais incomodada com pessoas que não são simpáticas com crianças... Isso tira-me do sério, detesto mesmo. Causa-me incómodo, estranheza e repulsa ver um adulto ser antipático com uma criança...
Não me venham com as desculpas do costume: a pessoa é envergonhada ou tímida, teve um dia mau, anda triste com a vida...Temos pena, mas as crianças é que não têm culpa de certeza... As MM. e o F. têm por obrigação, pois foi assim que eu e o pai os educamos, ser simpáticos e educados com toda a gente, mas custa-me imenso ver em especial a Mi que é a mais simpática, sorrir para um adulto que não lhe retribui o sorriso. Isso não se faz!
Será que as pessoas antipáticas já experimentaram sorrir? Sorrir apenas a tudo e a nada, a todos e a ninguém, apenas porque estão vivas, apenas porque têm uma família, apenas porque têm uma casa.... Sorrir apenas... Já ganhei tantos dias com o sorriso de alguém e sei que já fiz a vida de muita gente melhor apenas porque sorri para elas...
Não custa nada, faz bem à pele (ei, estou a falar de sorrir, não de rir às gargalhadas), transforma um dia triste num dia feliz (para nós e para os outros) e, veja-se bem neste cenário de crise: É de graça....
Por isso, o meu conselho para as antipáticas deste país (e antipáticos também): Sejam felizes, desçam do vosso pedestal e sorriam... em especial às crianças que vos dão o mundo por um sorriso... e sei que o vosso mundo e o vosso dia ficará melhor... Pratiquem o sorriso e a simpatia e abram a alegria aos outros e verão que vocês ficarão muitoooooooo mais felizes também quando receberem de volta um sorriso, um gesto, uma palavra de conforto...

Sem comentários:

Enviar um comentário