segunda-feira, 19 de maio de 2014

Eventos de moda infantis e a exploração das marcas

Hoje estou inspirada, eheheh! Há uma situação que me anda a fazer matutar... a mim e a muitas mamãs que já nos levou a fazer uma lista negra de marcas num grupo de mamãs com filhos que participam em desfiles... Lista negra e a correspondente lista branca claro.
Nem tinha pensado muito no assunto, até que a agente dos meus filhotes me disse que as agências de modelos infantis estão a perder imenso dinheiro porque actualmente as marcas contactam directamente as crianças para os desfiles e não se socorrem de uma agência - a quem teriam de pagar - para esse efeito.
Realmente há aqui um benefício para as marcas. Estará errado? Não me cabe a mim julgar...
Mas já me cabe julgar a actuação das marcas que convidam crianças ou fazem castings no facebook para terem crianças a desfilarem pela sua marca e não dão sequer um miminho às crianças...
Já nem falo da marca que está no topo da nossa lista em que para além de não darem nada às crianças a responsável é ainda antipática....
Agora digam-me... uma criança desfila com roupa de uma marca... faz a publicidade à mesma... e no final nem um miminho???? Uma criança faz fotos para um catálogo e no final nem um miminho?
Já tive de tudo com os meus filhos: algumas marcas deram a roupa com que a criança desfilou, outras ofereceram uma peça de roupa à escolha, outras ofereceram um vale de desconto em percentagem ou em dinheiro, outras ofereceram um miminho (colar, gancho, meias) e... por fim... outras não deram nada!!!!! NADA!!!! Isto não é bonito... As crianças desfilam felizes e muitas das vezes (os meus sempre) adoram a roupa com que desfilam, ficam orgulhosos por a vestirem, e no fim NADA????
Uma senhora super querida de uma das marcas disse-me: Peço imensa desculpa por não poder dar a roupa, mas foram 14 crianças a desfilar e seria um grande desgaste para a marca nesta época... E deu-me um vale de 10 euros por cada criança. As MM. ficaram todas felizes, pois sentiram reconhecido o seu desfilar e claro que vou gastar os vales em compras naquela marca... A marca acabará por beneficiar ainda de compras minhas...
Isto é ser inteligente e mostrar apreço pelas crianças... Claro que acho que deveriam oferecer a roupa que as crianças vestiram, seria o mínimo... mas compreendo que às vezes possa ser complicado e aí cabe às marcas escolher o miminho com que devem presentear as crianças... até um doce seria bem vindo... mas NADA?????
Não estou aqui para pedir nada até porque os meus filhos desfilam porque gostam e eu também não por lucro ou com esperança de os vestir na próxima estação mas as crianças são fáceis de agradar e um simples gesto de oferenda as deixará felizes...
Às marcas que me lêem não repitam estas atitudes... Dêem nem que seja um miminho às crianças que desfilam pelas vossas marcas pois estão a fazê-lo com um sorriso nos lábios, de forma desinteressada e o mínimo que se espera dos adultos é agradecer tal atitude com uma oferta pois por mais pequena que seja é importante para as crianças... Aqui fica o meu alerta e a minha sugestão...

9 comentários:

  1. Bem nunca me passou pela cabeça que as marcas não pagassem pelos desfiles das crianças. Estou mesmo muito admirada, sinceramente um miminho parece-me pouco e desadequado, o normal seria pagarem á hora, não?
    Bjos

    Maggie

    ResponderEliminar
  2. As crianças deviam receber. Compreendo que não recebessem em dinheiro, mas deviam receber a roupa que desfilaram e ainda mais um vale de desconto ou algo similar. Claro que elas não vão desfilar pelo dinheiro, mas se as mães aceitam que elas desfilem é porque se identificam com a marca e o mínimo era ficarem com o conjunto que desfilaram. Mas é só a minha opinião e nenhum dos meus filhos desfilou, o mais novo só se fosse a gatinhar pela passadeira...! Já me ri! Bjs

    ResponderEliminar
  3. Os meus filhos já desfilaram para várias marcas, e a maioria delas foram generosos, ao lhes oferecerem as roupas, mas houve 1 ou outra que nada, apesar de serem muito simpáticas. Eu não concordo, e já não aceito convite de marcas para eles desfilarem, sem ao menos lhes oferecerem um peça de roupa. E realmente não é por precisarem de roupas, ou algo do gênero, mas é pelo, além do gozo de que têm a desfilar, sejam recompensados...Fico muito triste, quando ainda vejo algumas mamãs, a oferecerem os filhos para representar certas marcas, e ainda, depois compram-lhes as roupas, pois as marcas não oferecem aos miúdos, e este gostaram de tal. Um absurdo!!!

    ResponderEliminar
  4. Nunca imaginei que não recebessem nada, confesso. E esses mimnhos ou pagamentos que falas não deveriam ser acordados à priori? Antes do desfile?

    ResponderEliminar
  5. Este é tema delicado...por um lado temos os pais que desejam que as suas crianças entrem neste mundo complicado que é o da moda e que por vezes têm de "investir" cedendo a imagem em seu prejuízo e em benefício da marca, por outro lado temos o aproveitamento da marca ou do evento. Devemos utilizar sempre o bom senso, escolher os eventos certos (com maior mediatismo, maior número de visitantes, agentes de moda, e marcas de roupa credíveis,...) e nesse provavelmente investir, no sentido de promover a imagem da criança sem esperar receber nada em troca, para depois nos próximos poder reclamar por uma lembrança para a criança. Da experiência que tenho com a minha filha, posso dizer que não foi fácil entrar nos desfiles porque existe um grupo de meninos e meninas que estão presentes na grande maioria dos eventos ( e com muito mérito porque são excelentes e muito profissionais e empenhados a fazer o seu trabalho) e as marcas, por saberem do seu mediatismo, pretendem que estes os representem fechando as portas aos mais novatos; no entanto a minha filha tem estado presente em alguns destes eventos e até à data as marcas que representou sempre lhe deram um miminho. É claro que sou da opinião que se a criança está a desfilar / fotografar, representar uma marca seja em que circunstância for deve ser premiada por isso, e as marcas sérias e conscientes fazem-no, cabe a nós pais ir aprendendo com cada experiência e sempre que surgir uma oportunidade de trabalho para a criança pensar bem se é a oportunidade certa ou é mais uma....sendo que não devemos deixar que a criança se sinta frustrada ou triste.

    ResponderEliminar
  6. http://timtimportimtimexplicado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Muitas crianças são agenciadas quase á nascença para fins publicitários . Antigamente os pais recebiam os cachês das sessões dos filhos, e as crianças ficavam com os modelos que passavam nos desfiles e nos catálogos. Isto era anos atrás, é evidente que muita coisa pode ter mudado, claro. :)
    Bom Domingo. D

    http://acontarvindodoceu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Permita-me aconselhar a desabilitar o robot verificador, porque inibe muitos comentários . :)

      Eliminar
    2. cccccccccccccccccc

      Eliminar