sábado, 28 de fevereiro de 2015

Sucesso escolar

Sempre soube que isto ia acontecer... Eu era uma excelente aluna na escola, tirava sempre boas notas, entrei para o curso que queria com boas notas, terminei bem, escolhi a carreira que quis e tenho a profissão que desejei. Até aqui tudo certo, mas isto deixou-me alguns problemas em encarar o insucesso escolar. Não o consigo aceitar como uma inevitabilidade e não o tolero. Mas o meio termo também não....
Sempre disse que seria para mim muito complicado aceitar qualquer menor sucesso dos meus filhos na escola uma vez que nunca tive tal situação. Sempre fui perfeccionista e nunca gostei de ter notas baixas...
Pois é... sempre disse e continuo a afirmar e a verificar isso no dia a dia. Não tolero bem que as MM's baixem notas, não gosto e fico desiludida. Claro que 5 minutos depois passou e a vida continua... Mas não gosto mesmo nada e fico bastante irritada.
E elas, como reagem?
A Mg basicamente não quer saber... não ganhou, ainda, o gosto pela escola, gosta de ter boas notas mas não lhe tira o sono se descer uma nota como aconteceu recentemente. Fiquei frustrada pois ajudei-a a estudar e a nota desiludiu-me. Eu sei que ela não gosta de estudo do meio.... eu também não, mas tem que ser e fico triste de ver que ela não tem brio e não é ambiciosa. Ralhei, passou-me e quando lhe disse 2 ou 3 dias depois para estudarmos para ir acompanhando a matéria, não está para aí virada e estudar não é algo que lhe agrade... o que tem feito para isso? Deixa voluntariamente o livro na escola. Tenho aqui um osso duro de roer que me custa imenso.
A Mi não é bem assim. A Mi está habituada a ter excelentes notas e a ser muito boa aluna. Tem objectivos fixados e definidos e ter boas notas para os alcançar faz parte do caminho. Admito que coloco nela muita pressão pois sei que ela é fantástica e estou sempre à espera do máximo nela... Esta semana, porém, recebeu uma nota que deixaria quase todas as crianças felizes, menos ela (e eu... admito) 85%, no 6.º ano. Bom, não ficar agradada com a nota faz parte de quem gosta de ter notas de 90% para cima, mas o pior é que chorou imenso pela nota. Bolas, nem eu era assim... Não a quero frustrada por ter um 85%... não é justo para a miúda. Percebi que se sentiu injustiçada pois não concordou com a correcção do teste, embora eu pense que os pontos da discórdia dela não terão sido valorados - até porque concordo com a Mi quanto à correcção. Por outro lado, sentiu-se injustiçada porque vários colegas sabiam o teor do teste e respectiva correcção antes do mesmo, tendo-o obtido através de um centro de explicações, o que deixou a Mi com uma sensação de injustiça ainda maior.
Mas, independentemente de eu concordar com a posição da Mi quanto ao teste em questão, a verdade é que ela chorou porque teve uma boa nota num teste e não quero esta pressão nela. É óbvio que as incentivo a ter boas notas e ralho pelas más notas, mas 85% não é uma má nota.... é uma nota boa, não ao nível da Mi mas é boa. Não posso deixar que a Mi se sinta assim pressionada pelas notas, tem muitos anos escolares pela frente e pode nem conseguir o seu objectivo em termos profissionais. Se não a sossego pode ficar frustrada ao não alcançar algum objectivo.
Pese embora eu seja muito refilona com as notas, a verdade é que admiro e muito a Mi, a capacidade dela de estudar, de lutar, o brio dela e ambição escolar dela. É muito melhor aluna que eu e admiro isso e se calhar tenho de lhe demonstrar isso mais vezes. Incentivar o sucesso escolar mas sem pressões.
Vêm aí duas semanas intensas de testes e não vai ser fácil. O sucesso escolar dela não é, no entanto, mais importante que o seu bem estar e é este o pensamento que está neste momento na minha mente.
Sempre disse que não conseguiria ser mãe de maus alunos, mas também está a ser complicado ser mãe de boas alunas... Bolas.... Porque é que os filhos não vêm com manual de instruções?

Sem comentários:

Enviar um comentário