sexta-feira, 6 de março de 2015

Escolas sem chumbos?

Não concordo nada mesmo. Não faz sentido. Se os miúdos não estudam, não se esforçam ou ainda não adquiriram todos os conhecimentos necessários para serem aprovados a 3 ou mais disciplinas porque hão-de passar de ano? Para não se sentirem frustrados ou desiludidos? Temos pena... Então e o sentido de responsabilidade onde fica? Os miúdos têm de saber desde cedo que a vida não é fácil. Os empregos não caem do céu e o dinheiro não nasce nas árvores. Custa estudar enquanto podem estar a brincar ou no café com os amigos? custa pois, mas a vida não é fácil. Sinceramente acho que devemos é verificar o que está mal. Porque há tantos chumbos e tentar atacar o mal pela raiz. Provavelmente os conteúdos programáticos estão desadequados à idade dos miúdos. A sociedade está toda desmotivada e os miúdos não são imunes.
Uma vez fui a uma aula de miúdos com algumas dificuldades de aprendizagem tentar chamar a atenção para certas problemáticas sociais da minha lavra. Fiquei parva com o que vi e chocada mesmo.
Perguntei o que queriam ser quando fossem adultos, sim porque grandes já eles eram, alguns com 14 e 15 anos no 5.º ano de escolaridade.... Respostas?
- Não quero fazer nada e receber o Rendimento Social de Inserção como os meus pais;
- Campino (estamos no Ribatejo);
- Agricultor;
- Esteticista;
- ............................ nada....................
Os que queriam ser campinos, agricultores e esteticistas tinham um objectivo de vida, o que me agrada bastante, mas para eles a escola não trazia qualquer mais valia... de que lhes serve a matemática complexa, o português avançado, as ciências com exaustão, a história do que já passou ou o inglês de uma Inglaterra que nem contam visitar? Pois, em abstracto até poderiam ter razão mas não é assim e o conhecimento não ocupa lugar...
Se estes miúdos não se esforçam, não estudam, são mal educados e rudes com os professores, auxiliares e colegas, estão desatentos e a criar conflitos, alguém me diz porque devem passar de ano apenas para se poder dizer que não há chumbos????
Não concordo de todo. Como em tudo na vida para cada acto há uma consequência e a consequência de não estudarem e não se esforçarem é chumbar. Não vejo mal nenhum nisso, as crianças não serão mais frustradas por isso, muito pelo contrário e o sistema de ensino não estará a pactuar com a inércia.
Falsear os resultados não levará a um melhor ensino.
E o que dirão os bons alunos, aqueles que estudam e se esforçam? Poderão perguntar para quê se passam de ano à mesma??? Isto sim preocupa-me... a desmotivação de quem luta e não daqueles que nada fazem.
Lamento mas não concordo com a falta de chumbos. Não estudam chumbam. No meu tempo era assim e não era por isso que alguém se preocupava com os "coitadinhos" que não queriam estudar.... estudassem....
Temos pena mas está errada a ideia...

2 comentários:

  1. Concordo plenamente com o que dizes, se não fazem o mínimo esforço têm de ser penalizados, alunos que se esforçam passam como estes que não se aplicam é uma injustiça para saber o que é a vida têm de ficar para traz para ver que para tudo é preciso empenho e esforço , se não ficam nunca irão ter objetivo nem empenho, alunos de 14 e 15 anos no 5º? É algo que me assusta pensar que o meu filho quando tiver 10 e for para o 5º encontra miúdos dessa idade pois hoje em dia esse tipo de jovens conseguem ser muito cruéis, bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os miúdos adaptam-se bem. A Mi era a mais nova da escola: faz anos a 29.12.... e adaptou-se lindamente., mas o grupo de amigos ir todo junto e não andarem sozinhos mas sim em grupo ajuda imenso. No caso dela pedimos para a turma não ser separada e a verdade é que isso fez a diferença pois conseguiram proteger-se muito. Temos só de estar atentas e acompanhar tudo que vai correr bem.

      Eliminar