quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Jovens

É impressionante como os nossos adolescentes nos conseguem surpreender pela positiva. Ontem e hoje, no âmbito das minhas funções fui a uma escola falar com jovens do 9.º ano para lhes explicar o que faço, como faço, como se acede à minha profissão e dar-lhes algumas dicas numa altura em que estes jovens têm de escolher um caminho a seguir que determinará toda a sua vida futura.
Ia extremamente ansiosa, pois é uma idade que supostamente é complicada e nunca sabemos o que vamos encontrar. Só pensava: Serão calados? Participativos?rebeldes?conflituosos? Gostarão do que lhes vou dizer? Mostrarão desagrado e aborrecimento? Acreditem que ia mais nervosa do que para um dia de trabalho em que lido com centenas de adultos sem stress.
Começou a primeira aula e foi maravilhoso. Aqueles miúdos participaram imenso, estavam sedentos de informação e queriam perceber tudo o que lhes explicava. As turmas seguintes (foram 4 ao todo) continuaram a surpreender-me e muito. Fiquei agradavelmente surpreendida com o que vi.
Estávamos numa escola pública, numa cidade da periferia de Lisboa, com jovens de idades diferentes - entre os 14 e os 16 anos -, de diferentes etnias, raças e com escalões sociais dispares e a verdade é que todos se portaram muito bem, com respeito, com educação e com vontade de perceber o que lhes transmiti.
Tenho a certeza de que estes jovens retiveram algo do que lhes disse, agucei a curiosidade dos mesmos e deixei-lhes vontade de perceberem mais de alguns assuntos. Marquei a diferença na vida deles? Penso que não. Não tenho tais ambições irreais, mas gostava de ter deixado algo de mim neles e isso acho que deixei.
Sempre que falo com estes jovens, não sei se é do meu olhar esperançoso, mas acredito que não estamos perdidos e acredito que estas raparigas e rapazes têm muito para dar!

Sem comentários:

Enviar um comentário