domingo, 23 de fevereiro de 2014

Estudar com eles, estudar por eles ou deixá-los estudar sozinhos?

Esta temática não é seguramente pacífica. Admito que antes de ser mãe sempre achei que iria deixar os meus filhos estudar sozinhos, baterem com a cabeça sozinhos e receberem ou não os louros do seu trabalho sozinhos.... Não consegui...
Não sei se o ensino hoje é mais complexo do que antigamente, se os programas estão muito complicados ou se apenas me esqueci de quando era estudante, nomeadamente no então ensino primário. A Mi anda no 5.º ano e a Mg no 2.º ano. As minhas experiências com elas são distintas e os resultados por ora também.
A Mg começou a escola especialmente insegura, com falta de confiança, porque, como me admitiu recentemente, tinha receio que a professora e os colegas não gostassem dela... Demorou algum tempo mas agora penso que está totalmente integrada. Durante o seu primeiro ano nunca a apoiei nos estudos, nunca reclamei resultados pois a minha principal e maior preocupação era a sua felicidade enquanto ser humano e queria devolver-lhe a auto-estima... Este ano, fruto da ida para a competição da aeróbica, e de muito esforço de todos os que a rodeiam de lhe mostrar o quanto vale, a Mg já começa a acreditar em si própria. Tem gosto em estudar, quer ter boas e notas e este ano comecei a fazer com ela o que já fazia com a Mi desde o início... estudar com ela!
Como eu costumo dizer-lhes eu não estudo por elas pois já fiz a escolaridade há muitos anos... Mas penso que elas ainda são muito novinhas para as deixar à deriva nos estudos. O meu papel de mãe é orientá-las, ensiná-las a pensar pela sua própria cabeça, tirar dúvidas, questionar e garantir que estudam e se preparam convenientemente.
O que faço é mando-as estudar a matéria que estão a aprender e/ou a que sai no teste. Digo-lhes para lerem pelo menos 3 vezes.... Depois pego no livro e questiono-as... se se enganarem uma vez, ajuda-as a lembrar, mas se me apercebo que não sabem o que leram, mando-as ler novamente... e assim sucessivamente até saberem a matéria. Às vezes, para ver se estão atentas, faço uma pergunta de uma matéria que já revimos juntas, para ver se se lembram e em regra lembram-se.
No fundo entendo que não devemos estudar por eles e depois dizer-lhes a matéria, seja por resumo seja na íntegra. Eles já tiveram a hipótese de ouvir a matéria explicada pelos professores. Também acho que quando são novinhos não os devemos deixar a estudar sem controlo, sem apoio, sem os encaminhar, pois não nascem ensinados e não sabem como e o que estudar. Aí o nosso papel de encarregados de educação é fundamental. Dar-lhes as ferramentas para aprenderem a estudar. No entanto fiscalizar se o fizeram é uma maneira de os responsabilizar pelo estudo. Dizemos-lhes o que fazer e como estudar. E no final questioná-los sobre a matéria ajuda-os não só a perceber as suas dificuldades e esclarecer dúvidas mas também a responsabilizá-los pelo estudo que fizeram.
É esta a técnica que utilizo com as MM. e tem tido bons resultados. No fundo, e usando uma metáfora conhecida, não lhes dou o peixe, não as mando à pesca sem cana e isco, mas sim ensino-as a pescar comigo por perto para as ajudar a segurar a cana se necessário e para verificar que peixe apanharam no final.... Estou convencida que assim lhes damos os instrumentos necessários para mais tarde saberem estudar sozinhas e questionarem-se mentalmente no final do estudo.
E vocês? Qual a vossa opinião?

Sem comentários:

Enviar um comentário