domingo, 23 de fevereiro de 2014

Recordações... vai nascer um irmão/ã!

Adoro ter três filhos, acho que é uma experiência que nos enriquece, que nos torna mais completos, a maternidade é algo maravilhoso e ter 3 crianças é uma alegria quase inexplicável. Hoje, por causa de um post numa página do facebook recuei no tempo e lembrei-me do que fiz para que a Mi não sofresse quando a Mg nasceu. 
É óbvio que as experiências  e as reacções das crianças a um irmão novo variam, mas este é o meu exemplo. 
No meu caso concreto, preparei com muito cuidado a chegada da segunda filha... Deitava-me a adormecer a mais velha e dizia-lhe para sentir a barriga mexer, brincava muito com ela como se a mana já ali estivesse, e preparei a chegada com um cuidado extremo... A irmã não tinha pressa de nascer e então levei-a comigo a passear 3 horas a pé para me ajudar a trazer a mana... 
Antes de ir para o Hospital comprei uma prenda para dar à Mi e levei comigo uma fotografia dela em moldura para colocar no quarto de Hospital. Quando a irmã nasceu, a Mi foi-me visitar e quando viu a mana ficou mais descansada pois não era aquela bebé (a Mi  tinha 2 anos) que lhe ia tirar o lugar lá em casa...
A Mi ao chegar viu que eu tinha a foto dela na mesinha ao lado da cama e entre a cama da irmã e a minha e ficou toda feliz. Perguntou-me o motivo e eu disse-lhe que era para ter sempre as minhas princesas comigo. Depois dei-lhe a prenda que tinha comprado e disse-lhe que foi a mana que me pediu para comprar para lhe dar quando nascesse porque estava feliz por ser a mana dela. Acreditem que a mais velhinha ficou tão feliz que nem sentiu ciúmes, pois a mana já lhe tinha dado uma prenda e eu tinha a foto dela no quarto... 
Pedi também a quem nos fosse visitar que se levasse uma prenda para a bebé levassem pelo menos um miminho para a mais velha e isso foi fundamental! Não podemos tirar-lhe o pequeno sofrimento de deixarem de ser filhos únicos, mas podemos ajudá-los a ser irmãos felizes! Com o terceiro fiz basicamente o mesmo e correu lindamente...
Uns dias depois da Mg nascer, já em casa, acordei a meio da noite e vi a Mi à porta do quarto a espreitar, percebi que queria ver se tinha ali espaço para ela. Chamei-a para junto de nós e essa noite dormiu entre mim e o pai. Não voltou a fazê-lo pois eu disse-lhe que o lugar dela estava sempre garantido....
Não há regras, mas com carinho e amor tudo se faz!!!

4 comentários:

  1. Fiz exactamente a mesma coisa. Com a única diferença que a Margarida ainda não tinha discernimento para perguntar o que estava ali a foto a fazer. Ainda era um bocadinho bebé.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas a Mi era muito perspicaz... queria saber tudo.... Que saudades amiga!!!!

      Eliminar
  2. Tal e qual. Resultou lindamente!
    A única diferença, foi que não disse as vistas para trazerem também um miminho a ML, ou a LH, quando nasceu a M, já havia no hospital ou em casa, uma saco com gomas, que entregava logo a entrada as visitas, para também oferecerem a ML, ou ao LH...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eu acabei por pedir, como só vinham família e amigos mais próximos de início, quando ligavam a perguntar se podiam aparecer eu pedia, mas muitos já faziam isso! Mas a ideia das gomas à entrada também dá para o efeito. Mas eu noto que ainda hoje, quando as manas fazem anos o F. fica todo feliz se alguém lhe traz uma lembrancinha...

      Eliminar