domingo, 7 de dezembro de 2014

Os filhos são o que levam de casa

Educar 3 filhos, actualmente de 10 (quase 11), 8 (quase 9) e 5 anos de idade, é tarefa herculiana. Mas o que mais me satisfaz é dizerem-me que os meus filhos são educados, honestos e humildes. A integridade de carácter foi o maior legado do meu falecido Pai e é o que mais quero transmitir aos meus filhos. Mais do que serem bons alunos ou serem os reis do intervalo, desejo que reconheçam e pratiquem os valores da família, da amizade, da humildade, do respeito pelo próximo, do trabalho, da honestidade, da bondade, da educação e do amor ao próximo. Sei que fiz um bom trabalho e sabe-me muito bem quando me dizem que tenho 3 filhos educados e respeitadores. É verdade que pratico uma educação como a aprendi. Não sou a melhor amiga dos meus filhos, sou a mãe que os ama mais do que tudo na vida. Não sou a companheirona, a compincha das brincadeiras, embora brinque muito com eles e os acompanhe. Costumo dizer-lhes que não tenho a idade deles e não sou colega de escola mas sim a mãe e isso implica educação e respeito. Não tenho varinha de condão nem bola mágica, mas todos os dias acordo e deito-me na convicção de que devo tentar ser a melhor mãe para os meus filhos. Sinceramente acho que tenho conseguido. Tenho falhas como todos, mas acho que vão no bom caminho!
E custa-me, horrores mesmo, quando vejo magoarem os meus filhos. Odeio ver colegas serem invejosos para com elas e usarem de esquemas para os tentarem prejudicar. Felizmente o feitiço vira-se (quase) sempre contra o feiticeiro e quem tenta prejudicar os outros acaba prejudicado. Quem usa da inveja e de falar mal dos outros geralmente acaba fazendo má figura, como que se mordesse na própria língua. Como digo aos meus filhos perante colegas assim: "sorrir e acenar"... Desprezo é o melhor e dói a quem quer dar nas vistas....
Ontem a Mi teve mais uma desilusão, ainda que esperada e sem surpresa... Ela já nem liga, pois quanto mais a invejam, falam mal, tentam prejudicar ou tentam colocar os amigos contra, mais se prejudicam a si próprios. É ver quem faz mal aos outros ficar sem amigos, sem ninguém que goste verdadeiramente deles, e a fazer má figura quando tenta imitar o objecto da inveja em caminhos por onde nem deviam entrar..
Mas sinceramente, o que mais me custa é que se aceito por verdade que os meus filhos são educados, porque eu os educo e pratico os valores que lhes transmito, então tenho de ter por verdadeira a afirmação de que o inverso também é verdadeiro e que os filhos são sempre o que levam de casa, a educação que levam de casa, os valores ou a falta deles que levam de casa e os sentimentos negativos. Eu jamais toleraria que uma filha minha fosse invejosa ou tentasse prejudicar o próximo e sei que isso não aconteceria. Por isso só posso aceitar por verdadeiro que uma criança que o faz tem, pelo menos e no mínimo, tolerância para esses sentimentos e comportamentos de casa.
Foi assim que cresci e a esta conclusão tenho de chegar....

2 comentários:

  1. Eu disse, aquando da primeira sessão desse trio, que eram educados. Notei logo. Para ser franca, crianças assim são cada vez mais difíceis de encontrar. Também por isso foram das crianças com quem criei mais empatia. Adoro-os.
    E concordo em absoluto que as crianças são o que levam de casa.
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Nadine, são comentários como os seus que me enchem o coração e fazem sentir que estou no caminho certo. Eles também adoram a Nadine!!! Muito. Beijinhos

      Eliminar