sábado, 8 de fevereiro de 2014

Saber brincar

Hoje em dia as crianças não sabem brincar com imaginação. Passam horas em frente à televisão, ao computador, playstation e telemóveis ou tablets. Não critico e não acho que seja nocivo, mas com conta, peso e medida... Perdeu-se o hábito de inventar brincadeiras, jogos sozinhos ou em grupo em casa ou na rua. Cabe-nos a nós, pais, alterar este estado de coisas e ensinar os filhos a brincar...
No Natal ofereci às MM. uma corda de saltar e um elástico lindíssimos (da marca Chicas e Zés) e as MM adoraram!
















E também têm para rapazes piões e berlindes com lindo saquinho:



A Mi que já anda no 5.º ano levou estes brinquedos para a escola e qual não foi o meu espanto quando soube que fizeram sucesso, pois colegas da turma e até colegas mais velhos de outros anos lhe pediram para saltar à corda ou jogar ao elástico.
Este foi apenas um exemplo, mas podemos ensinar-lhes jogos tradicionais que tanto nos divertiram quando éramos pequeninos: jogar à cabra cega, jogar ao aqui vai o lenço, mamã dá licença, saltar ao eixo, jogo das estátuas, jogar à macaca... Tantos e tantos outros que nos ocupavam as tardes em brincadeira! Podemos também aconselhá-los a inventar novos jogos...Vale a pena e até podemos nós brincar com eles e sermos crianças de novo!
Outra coisa que as crianças adoram e que lhes estimula a imaginação é preparar teatrinhos e pequenas apresentações musicais, de dança ou ginástica para a família. Dou-lhes o que precisam - roupas de carnaval, microfone de brincar, etc. - e deixo-os preparar à vontade. Quando nos chamam para ver já têm os nossos baquinhos na plateia e fazem as nossas delícias!
Temos de estimular a imaginação e a criatividade das nossas crianças nas brincadeiras sob pena de mais tarde nem saberem brincar ou estar em grupo!

2 comentários:

  1. Cá em casa há teatrinhos ou espectáculos todos os dias. E temos de fazer votação.
    E as cordas são, realmente, uma fonte de sucesso na escola. As amigas da minha Flor degladiavam-se para ver quando chegava a vez de saltarem com as cordas dela.
    Acho muito interessantes todas estas brincadeiras.

    ResponderEliminar
  2. Valem mesmo a pena! Elas divertem-se muito mais assim!

    ResponderEliminar