quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Estrelinha

Mudei o fundo do blogue por causa deste post. Quando o meu pai morreu disse aos meus filhos que o avô era agora uma estrelinha que agora os guardava do céu. Sei que este tema não é pacífico e que muita gente não concorda com esta romantização da morte, mas como podia eu dizer e explicar a crianças de 3,7 e 9 anos (à data) que o avô morreu e o seu espírito olharia por eles e os acompanharia? (claro está que acredito nisso).
No dia em que  disse ao meu príncipe de 3 anitos, olhou para mim e disse: mamãe, eu sou um super-herói, posso ir na minha nave espacial buscar o avozinho... Não podia, e ficou triste por isso, mas percebeu naquele momento que só poderia olhar para a estrelinha...
A mais velha percebeu tudo bem e tentou racionalizar tudo - como geralmente faz - e continua a verbalizar as saudades e as recordações.
A M. do meio calou-se por um mês... nunca me perguntou o que aconteceu e não falava do assunto, fugia dele... até que um dia decidi provocar uma reacção nela e foi muito complicado.... chorou muito e durante muito tempo e no fim perguntou: mas o avô volta? Não, querida, não volta, mas está sempre connosco...
Independentemente de tudo, a verdade é que sempre que escurece os meus pirralhinhos procuram a primeira estrelinha do céu, ou a mais brilhante, e dizem loque que é o avô. Dizem-lhe adeus e ficam contentes porque se sentem confortados por o avô continuar com eles...
Não sei como o imaginam na estrelinha nas suas cabecitas jovens, mas de certeza que é lindo e isso é que importa....

1 comentário:

  1. Agora arrepiaste-me minha querida. Ontem, a minha mais velha perguntava-me pelos meus avós e eu expliquei-lhe que eram agora uma estrelinha lá no céu a ver-nos. Ao que ela me respondeu, na sua inocência, que ainda bem que as pessoas morriam, porque senão não havia estrelinhas no céu!

    ResponderEliminar