terça-feira, 26 de novembro de 2013

Filhos e valores

Para uma mãe é sempre motivo de orgulho quando os nossos filhos se destacam em algum aspecto. Porque são bons alunos, porque são bons ginastas ou bons músicos, mas hoje recebi, relativamente à minha filha mais velha o melhor elogio que uma mãe pode receber. Deram-me os parabéns por ela ser, acima de tudo por ser educada e respeitadora, por demonstrar, ao arrepio de tudo o que vemos à nossa volta bons sentimentos, por se preocupar com o próximo. Em suma, deram-me os parabéns por a minha princesa mais velha ser uma pessoa que hoje em dia se encontra cada vez menos, com os valores bem marcados.
Foi, sem dúvida, o melhor elogio que podiam dar da minha filha. Se não fosse muito boa aluna, podia esforçar-se mais e melhorar, se não fosse a melhor na ginástica, na música ou nas artes plásticas podia aplicar-se mais e melhorar, mas ser íntegra, ter valores, ser educada e respeitadora são os pilares da educação que eu desejava para a minha filha. São os valores que farão dela um ser humano melhor, um ser humano diferente neste mundo egoísta. Uma boa parte dessa integridade vem da personalidade dela, mas quero acreditar que eu e o pai (e os manos e os avós e os tios e os primos e os amigos) contribuímos para formar essa personalidade maravilhosa...
Hoje durmo melhor, não só pelo imenso orgulho que tenho na minha filha mais velha (e nos manos que são igualmente crianças íntegras e com valores) mas porque sei que ela será uma adulta com valores e que contribuirá para melhorar a nossa sociedade seja qual for o caminho que escolher. Hoje sou uma vez mais uma mãe feliz e com um sentimento fantástico de que estou a cumprir o meu dever de mãe... a dar-lhes uma boa educação (independentemente de bens materiais)... Agradeço, também, aos meus filhos por me ajudarem a ser uma pessoa melhor, pois aprendo com eles todos os dias...

Sem comentários:

Enviar um comentário