terça-feira, 26 de novembro de 2013

Falta de educação

Definitivamente irrita-me a falta de educação. Não é só não dizer bom dia ou boa tarde, mas são pequenos gestos do dia a dia que demonstra que muita gente é verdadeiramente mal educada...
Por exemplo, custa alguma coisa segurar na porta quando vem outra pessoa um pouco atrás? Temos de esperar uns segundos da nossa atarefada vida para ajudar um terceiro, que muitas vezes nem conhecemos... mas, custa alguma coisa? Sabe tão bem quando vamos apressados e alguém, com um sorriso ou apenas sem cara de zangado, nos segura a porta quando vamos a poucos metros da mesma...
Outro exemplo que é recorrente: há um lugar de estacionamento onde cabem dois carros... custa alguma coisa fazer mais duas ou três manobras e estacionar o carro de modo a que caiba outro? Especialmente quando há falta de estacionamento? Acho que não custa nada e anima de certeza o dia de alguém. E sim, acho que é falta de educação esquecermos que existem outros seres humanos no mundo...
De igual modo - aconteceu-me há dias - custa alguma coisa agradecer quando alguém nos ajuda ou ajuda os nossos filhos a levantarem-se depois de uma queda? (No meu caso, a criança caiu, eu ajudei a levantar, sacudi os joelhos com terra da pequena e a mãe limitou-se a olhar para mim como se eu fosse transparente... nem um sorriso ou um obrigada....)
Isto são claramente exemplos de falta de educação... Há tantos! E irrita-me mesmo....
Infelizmente quando olho há volta e ouço falar de crise fico preocupada quando as pessoas apenas denominam de crise a falta de dinheiro pois a verdadeira e preocupante crise é a de falta de valores, de falta de educação, de falta de respeito pelo próximo.... E não custa nada um sorriso, um segurar de porta, um obrigada e um simples bom dia mesmo a quem não conhecemos... Não custa nada ser educado e respeitador... e para isso não é preciso dinheiro... não é mesmo!

Sem comentários:

Enviar um comentário