sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Sofrer em excesso pelos filhos...

Vivo os problemas dos meus filhotes como uma intensidade superior aos meus. Uma nota menos boa, uma repreensão de um professor, uma zanga com amigos, são para mim autênticos dilemas, que me deixam ansiosa e numa tristeza sem igual, mas acima de tudo o que me custa é vê-los desiludidos, seja consigo próprios, seja com os outros, seja com as situações.
Hoje senti a desilusão da Mg quando esperava por algo que não aconteceu. Em cada esquina ela procurava ansiosa encontrar o que não encontrou e foi ficando triste. Custa tanto não poder fazer nada, não poder alterar o estado de coisas... Custa tanto não poder sofrer eu por ela. Estas desilusões fazem parte do crescimento, mas apertam-me o coração.
Ao fim do dia, a desilusão das MM. por terem estado muito tempo à espera de um resultado que não aconteceu, de uma decisão que as afectava que não foi tomada... Gostava de poder mudar o estado de coisas, de poder alterar estas situações, de tomar uma decisão por quem não a tomou mas não posso, não são estas as regras do jogo...
Gostava de não ter de ouvir da boca da Mi: "Não é justo"... Pois não, não é justo: a vida não é justa, as pessoas não são justas, as situações não são justas e como explicar isto a uma criança, ainda que tenha quase 11 anos? Detesto responder o que respondi mas não sei que mais dizer: Justo ou injusto, tens de aceitar a decisão de quem decide....
São estas as regras do jogo, na escola, nas actividades extra, em casa, na vida. Nem tudo é justo mas temos de aceitar de cabeça erguida e seguir em frente. Eu sei isto, mas não gosto de ter de o explicar aos meus filhos...Não é justo dizer a uma criança que tem de se conformar com certas injustiças porque são essas as regras.... Mas disse-o e direi as vezes necessárias se isso servir para atenuar a desilusão dos meus filhos...
Ando tão ansiosa.... não pelos meus problemas, que são muitos como de todos os adultos, mas pelas pequenas desilusões, lutas, confrontos, dilemas e angústias dos meus filhotes...
Bolas, porque raio sou eu assim... Eles estão a crescer, daqui a pouco já esqueceram e eu continuo a matutar nas situações com um aperto no coração e uma sensação de desonforto no estômago.... Raios....


2 comentários:

  1. Acho que somos todas assim, eu também me arrelio bastante com as desilusões que as minhas filhotas vão tendo, não é fácil de gerir, embora saibamos que faz parte do processo de crescimento e amadurecimento deles custa imenso a sensação de impotência que estas situações causam, ainda esta semana a minha filha mais velha passou por uma situação dessas em que ficou mais que evidente que existem crianças muito mazinhas e que adoram humilhar os outros, mas tudo se supera, e com uma dose extra de bom senso tudo volta a encaixar :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, o bom senso aqui é fundamental, mas o aperto no coração é inevitável para nós mães.
      Há de facto crianças muito más e não percebo isso, embora continue a acreditar que a educação vem de casa, e que nessa parte alguma coisa deve ter falhado para as crianças serem tão más.
      Beijinhos

      Eliminar