segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Desistir não é opção

Há uns dias estive à conversa com uns miúdos de turma de currículos alternativos numa escola pública. Admito que ia nervosa...Quando entrei vi em algumas caras olhares desafiadores de quem achava que eu era mais uma seca que lhes era imposta. Passado cerca de meia hora em que eu aproveitei para os alertar para muitos dos problemas da nossa sociedade, para os assustar para o destino que queriam dar à sua vida olhei para uma das miúdas, com 15 anos e no 6.º ano de escolaridade e perguntei-lhe, sem rodeios, se lhe estava a dar seca. A miúda ficou espantada com a minha sinceridade e respondeu que não.... perguntei-lhe se já tinha dito alguma coisa que a interessasse e respondeu-me que sim: regras básicas de convivência em sociedade que desconhecia. De seguida, mandei-os sentar como deve ser, porque não estavam no café. acederam e fizeram-no. Falámos imenso, durante cerca de hora e meia. Eu teria ali ficado com aqueles 12 miúdos o dia todo pois gostei imenso deles. Mas saí de lá e fui chorar para o carro. Para mim desistir não é opção, mas para um dos miúdos já era a decisão tomada. Perguntei-lhe o que queria ser quando crescesse (tem 16 anos e anda no 6.º ano) disse-me que não queria ser nada, pois nada havia para ele... fiquei em pânico. Então ele explicou-me que quando tinha 13 anos queria ir para a faculdade, tirar um curso e ser "um grande homem"... hoje, 3 anos depois, viu que isso nunca acontecerá e desistiu.... Uma das miúdas, de 13 anos, que já consumiu estupefacientes e teve relações sexuais (nem imagino quantas vezes)... disse-me que queria ser educadora de infância, mas já não sabia o que fazer...
Aqueles 12 jovens desistiram. O sistema não apostou neles! Não houve quem apostasse neles no passado! As famílias não apostam neles! Os colegas não apostam neles.... Mas para mim desistir não é opção. A menina de 13 anos fez um pacto comigo de que ia mudar de postura perante a vida se eu a controlasse... Pedi ao jovem de 16 anos que não desistisse....
Para mim não é opção desistir e não estou preparada para desistir destes miúdos.... Vou apostar neles, pois quem sabe depois de mim virão outros e a corrente se espalhará....

2 comentários:

  1. Lido também diariamente com adolescentes e jovens que poderiam ser qualquer um desses, em que o próprio sistema os trama e não dá respostas eficazes para que o futuro seja outro.. é engraçado como luto da mesma forma para alterar alguma coisa nas suas vidas, que apesar de tão curtas, são já tão vividas! E choca-me que para muitos, estas já são "cartas fora do baralho", são o "problema" e por isso não há solução... e desistem, como se os pudéssemos apagar com uma suspensão.. Fico feliz por saber que há outras pessoas que também não querem desistir destas vidas!!

    ResponderEliminar
  2. Não podemos mesmo desistir pois somos muitas vezes os últimos a apostar neles! Ainda bem que estamos no mesmo barco a ajudar estes jovens que não tiveram a sorte dos nossos filhos e que o sistema abandonou!

    ResponderEliminar