sábado, 25 de janeiro de 2014

Vestuário: Respeitar ou obrigar

São raros os dias em que não tenho uma pequena discussão com a Mg e com o F. por causa do que devem vestir naquele dia. Com a Mi não há problemas, ela, tal como eu, gosta de vestidinhos, saias com todo o conjunto a combinar, sapatinhos, em suma, é uma verdadeira menina com tudo a que tem direito... bom às vezes exagera e fica um pouco pindérica mas aceita os meus conselhos. Os problemas maiores são com a Mg e o F.
A Mg só gosta de vestir, no Inverno, calças de ganga slim (aceita algumas de sarja desde que slim), camisola de manga comprida de algodão e sweat shirt com capuz e bolsos de frente. No Verão, a Mg. só gosta de vestir calções, de preferência de ganga e t shirts sem muitos floreados e de preferência de alças... Claro que a acompanhar estas vestimentas a Mg quer calçar ténis.... Ela já chama a este conjunto o seu vestido especial... Durante muito tempo as manhãs eram um pesadelo para as duas... Na noite anterior eu deixava preparado um vestidinho com tudo a combinar ou uma saia com blusinha, casaco e claro umas collants e sapatos no Inverno e umas belíssimas sandálias no verão. De manhã, para a vestir era um inferno, ela chorava, eu desesperava e chegámos a estar nisto uns bons minutos. Uns dias ganhava ela porque eu desistia pelo cansaço, outros dias ganhava eu e ela ia tristíssima para a escola... Fui tentando percebê-la... Ela até acha bonitos alguns vestidos e é muito feminina mas quer andar prática para brincar com os amigos (sim, porque amigas são poucas.... gosta mesmo é de brincar com os rapazes)... Agora fizémos um acordo: durante a semana, para a escola, a Mg leva o seu vestido especial e vai feliz de manhã, mas quando há festas ou ocasiões especiais ela faz-me o gosto e veste um vestidinho ou uma saia.... Mas, no outro dia, nos seus anos, a princesa quis o vestido especial para a festa onde estariam os seus amigos. Pensei em contrariar mas depois pensei que não fazia sentido. Era a festa dela, ela queria brincar e correr e devia estar como gostava! Recebi um enorme abraço de agradecimento e ela esteve feliz com o seu vestido especial....
O F. embirrou, quando deixou a fralda que só queria vestir fatos de treino para a escola... Eu, que sempre odiei fatos de treino.... :(. Contrariei algum tempo, mas depois percebi a lógica dele, na creche, para ir à sanita precisava de umas calças fáceis de despir e vestir para não ter de pedir ajuda e ser autónomo... A contragosto aceitei vestir fatos de treino... procurei muito e encontrei algumas calças de ganga e de sarja com elástico na cintura e adaptei e o rapaz ficou felicísimo pois consegue ir à casa de banho sozinho....
Eu sei que parece que eu cedi às manias dos pequenos, mas no fundo eu apenas percebi as razões dos seus gostos e tentei adaptar-me.... É normal que os miúdos gostem de usar roupa prática e calçado confortável e é até útil que o usem para conseguirem brincar à vontade.
Para além disso, os miúdos também têm os seus gostos e as suas preferências, e desde que não estejam mal vestidos é perfeitamente possível respeitar os gostos deles e ainda assim levá-los lindos para a escola! Eles têm personalidade própria e devemos respeitar os seus gostos e por isso eu, mãe, aprendi que não os devia obrigar a vestir o que eu quero, só porque é o meu gosto, mas sim a respeitar a personalidade de cada um... E, diga-se que há sweats giríssimas para a Mg (as da Zippy de Inverno além de quentes eram lindas, as do Pé de Roupa também, e agora descobri umas pelas quais me apaixonei da Maria Agulha), pelo que posso continuar a ter a minha menina bem vestida, ao gosto dela e para o F. também encontrei tudo lindo (Ele também é fã das sweats da Zippy)...

Sem comentários:

Enviar um comentário