sábado, 11 de janeiro de 2014

Actividades Extra Curriculares

Sei que não é um tema consensual, mas quantas actividades devemos permitir aos nossos filhos para além da escola? As MM. (que andam no 5.º e 2.º ano respectivamente) fazem aeróbica de competição 3 dias por semana cerca de 2 horas (até às 20H30) e se continuarem para o ano terão também ao sábado de manhã. Têm viola uma vez por semana, a Mi 1 hora e meia e a Mg 1 hora por ser mais novinha. Têm 1 hora de catequese cada uma ao fim de semana. É muita actividade? Se calhar, mas faz-lhes falta. A ginástica é essencial para o desenvolvimento delas e sendo de competição num grupo unido como o delas aprendem a competir com cabeça sem se deslumbrarem, aprendem a necessidade de apoiar o grupo e faz-lhes muito bem à saúde, física e mental pois durante aqueles momentos elas esquecem tudo o resto e apenas aproveitam o momento. A música parece-me igualmente essencial no desenvolvimento das crianças, em termos de concentração, de desenvolvimento cognitivo, e até a noção de grupo em que se um falha todo o grupo falha pois tocando uma música, o erro de um pode perturbar todo o grupo. Em ambos os casos, o sentimento de pertença a um grupo - de ginástica e de música - é essencial para aprenderem a viver em sociedade no futuro. Por fim, a catequese é uma opção pessoal e tem a ver com a opção religiosa da minha família e que até agora as MM. seguem com prazer e gosto.
Mas, voltando à questão inicial, serão muitas actividades para duas crianças de 8 e 10 anos de idade? Não me parece. As MM. sabem que por terem muitas actividades têm de fazer os trabalhos escolares com mais concentração e nos momentos após a escola e antes das actividades. E elas têm noção disso. Aliás, é ponto assente cá em casa que as actividades apenas se mantêm se as notas escolares se mantiverem e até agora o aproveitamento não baixou, pelo contrário melhorou. E têm os fins-de-semana para brincar. E brincam muito pois uma vez feitos os trabalhos ou após estudarem para os testes eu deixo-as brincar à vontade, sozinhas, com amigas, em casa, na rua, onde prefiram, mas brinquem e sejam crianças. Nas férias algumas actividades param, a aeróbica continua e sabe-lhes bem aqueles momentos. O resto das férias é para brincarem, muito e com toda a alegria que devem ter.
Acho triste apenas terem a escola, pois devem ter outros interesses onde façam parte de algo que as transcenda, e é bom conhecer outras crianças para além dos colegas de escola e sentirem-se parte de um grupo com interesses idênticos e até idades e vivências diferentes.
Concluindo, não acho que tenham actividades em excesso, acho que estão no ponto certo, pois não têm apenas a escola, porque têm outras actividades que lhes desenvolvem outras competências, mas continuam a ter tempo para brincarem e serem crianças.

6 comentários:

  1. Eu acho muito interessante as actividades que elas têm mas sinceramente acho que deve ser cansativo. Imagino os dias de chegarem ás 20h30, jantam já tarde e vão para a cama tarde, e no dia seguinte levantam-se a que horas?

    Bjos

    Maggie

    ResponderEliminar
  2. Elas deitam-se às 21.30 sempre e levantam-se às 07:20. No fim de semana não há horas estipuladas!!!! Elas chegam mesmo cansadas mas depois do banho, jantar e uma noite bem dormida de manhã parecem novas. Jinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Têm mais ou menos os horários das minhas, só me faz confusão que jantem e vão logo para a cama, fico logo a pensar em más disposiçoes. Tento dar o jantar ás minhas perto das 19h30 porque a hora de deitar também é ás 21h30.
      Bjos

      Maggie

      Eliminar
    2. Por acaso nunca pensei nisso e faz sentido, mas elas geralmente deitam-se logo após o jantar e felizmente correu bem até agora. Jinhos

      Eliminar
  3. Não sou mãe mas concordo com as actividades extra-curriculares. Nunca tive em nenhuma e tenho pena.

    ResponderEliminar
  4. Também acho Leonor. É fundamental para o crescimento delas e ajuda a ganhar outras competências!

    ResponderEliminar